Objetivo Geral:Dotar os participantes de conhecimentos em análise financeira, controlo de gestão e performance.
Objetivos específicos:No final da ação, os participantes deverão ser capazes de: saber em que consistem as diversas óticas ou perspetivas (financeira, económica e monetária), quais os mapas contabilísticos associados a cada ótica e ter a capacidade de “ler” e entender essa informação; ter conhecimento dos aspetos mais relevantes associados ao equilíbrio financeiro; ter conhecimento das especificidades de um Processo Orçamental; saber em que consiste a Análise Financeira e dominar as suas principais técnicas; ter conhecimento dos principais aspetos ligados ao Planeamento numa organização; saber em que consiste o Controlo de Gestão e os centros de responsabilidade; conhecer os principais sistemas de Controlo de Gestão; saber “ler” um relatório financeiro.
Metodologia:Expositiva; Interrogativa; Demonstrativa e Ativa.
Duração:14 horas
Análise financeira de empresas
DESTINATÁRIOS
Todos os profissionais das áreas Financeiras e Contabilísticas que tenham responsabilidades ao nível da Análise Financeira.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. RELATÓRIO FINANCEIRO
> Avaliação do negócio – o que deve ser feito e quais os indicadores a utilizar. > Análise às vendas e margens brutas do negócio. > A importância do planeamento estratégico, tático e operacional. > Os Cash Flows esperados e o VAL. > O retorno do capital investido. > Quais os grupos patrimoniais relevantes nas Demonstrações Financeiras.
2. GESTÃO DE RESULTADOS
> As 5 etapas da gestão por resultados. > A segmentação operacional e o método EVA (margem de contribuição). > O método de custeio baseado nas atividades (CBA). > Centros de resultados versus centros de custo.
3. ANÁLISE FINANCEIRA
A função Financeira: > Tipos de fluxos > O orçamento de tesouraria > O plano financeiro
O equilíbrio financeiro: > O “Fundo de maneio”. > O “Balanço funcional”. > As necessidades de “Fundo de maneio”. > A “Tesouraria Líquida”.
4. PLANEAMENTO FINANCEIRO
> O Planeamento financeiro como parte do planeamento estratégico. > O “Processo orçamental”. > Orçamentos operacionais e fluxos de caixa previsionais. > Monitorização dos objetivos e metas. > A análise de desvios.